COLLEC.tiff

collec.tiff 02 lisboa




“Sure, we had reasons, but we had no goals” – resposta de Georges Brecht a Giancarlo Politi(1) quando interrogado sobre os propósitos do Fluxus, movimento de revolta contra a indolência e aturdimento provocados pelo “mundo da enfermidade burguesa, intelectual, profissional da cultura comercializada”(2) desenvolvido através de um discurso transgressor de alcance global que pretendia devolver a arte à vida.

As vanguardas promoveram um vocabulário expansivo de formas, recursos e formulários e, pretendendo destruir quaisquer critérios estéticos, sistemas de classificação e categorização, reclamaram uma total e absoluta liberdade para o artista. Com isto, além da propagação de uma infinidade de possibilidades gerada por este destilamento, através do desabamento de estruturas tidas como inabaláveis, estes movimentos desvendaram um caminho de incertezas e interrogações e inscreveram a arte numa dinâmica de autocrítica e reposicionamento em si e na sua totalidade, levando a que posteriormente muitos tivessem discutido o fim da arte.

Com a vanguarda, a obra de arte, mais do que um produto de uma técnica assumiu-se como “unidade de generalidades e particularidades”(3). Não afectada a uma intenção, a obra deixou de estar subordinada a uma praxis e, imanente no artista, seria descrita essencialmente como uma opção não necessariamente materializada: “O nosso conceito de arte deve ser universal, terá que ter uma natureza interdisciplinar com um conceito novo de arte e ciência"(4). A partir deste princípio, a arte seria um processo eminentemente humano, comprometido com a própria vida através do gesto e não da prática, numa condição de afirmação de uma liberdade e de uma postura, no imenso horizonte de possibilidades da criação artística. Um dos grandes ensinamentos das vanguardas seria a de que a prática artística deixou de estar vinculada a um fazer: “ser artista significava ser algo de outro(5)”. Giorgio Agamben, encontrou a fórmula – potência do fazer ou do não fazer no exemplo de Bartleby na obra Bartleby, O Escrivão de Herman Melville para concluir que “o pensamento existe como uma potência de pensar e de não pensar”(6). O protagonista da história, ao assumir uma escolha, accionou um mecanismo de responsabilização e serviu de metáfora para Agamben pensar o exercício da actividade teórica e que aqui nos servirá de exemplo para sublinhar o princípio herdado das vanguardas de que a obra de arte é um gesto em potência, é o resultado de uma opção e de uma liberdade. Distinto do fazer e do agir, o gesto não está comprometido com uma intencionalidade e, não pressupondo um objectivo definido, leva-nos à observação de Georges Brecht no princípio deste texto sobre o movimento Fluxus.

A exposição parte da revitalização dos pressupostos veiculados pela vanguarda para encetar uma espécie de retorno, sublinhando a ideia de que as rupturas podem ser momentos de reflexão e reposicionamento e revelam eventuais contradições e releituras do presente. A mostra pretende pensar o resultado do encontro entre o conceito de gesto definido por Agamben como o “alcançar alguma coisa, retê-la sobre si, assumir inteira responsabilidade(7)” e a noção difundida pelas vanguardas de que a criação é um acto de polémica e de inconformismo, ressalvando-se eventuais limitações dos efeitos de choque no contexto actual.
Pela promoção da espontaneidade, do experimentalismo, das linguagens hiperbólicas/ híbridas, da controvérsia, da transgressão, da paródia, do grotesco, das atitudes provocatórias de insulto, ironia, troça e crítica, ao incitar as assimetrias da forma e do conteúdo no seu conjunto, pretende-se criar a partir da escolha
do artista, o turbilhão, o fluxo, a exuberância e a pluralidade, numa espécie de brainstorming frenético do processo criativo.

Texto de Patricia Barreira, curadora, para o COLLEC.tiff Lisboa, 2009

(1)POLITI, Giancarlo - Georges Brecht in Flash Art, vol. XXV, nº 167, Nov/Dez 1992, p. 58.
(2)MACIUNAS, Georges – Purge Manifesto, impresso em WILLIAMS, Emmett, My Life in Flux – and Vice Versa, p.38
(3)BURGER, Peter – Teoria da Vanguarda, Colecção Vega Universidade, Lisboa, 1993, p. 102
(4)BEUYS, 1979
(5)CRUZ, Maria Teresa – A arte, o gesto e a máquina in www.bocc.ubi.pt
(6)MELVILLE, Herman – Bartheby, O escrivão (texto original de 1853), Assírio e Alvim, Lisboa, 2007, p.13
(7)AGAMBEN, Giorgio – Notas sobre o gesto in Interactividades – Artes Tecnologias e Saberes, editado por Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem/FCSH-UNL e Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Cultura, 1997, p. 19



/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


(alphabetically)

Artistas:
Carla Cabanas
David Rosado
Elsa Marques
José Batista Marques
Luís Nobre
Pedro Duarte Bento
Pedro Zamith
Susana Figueira

Curadoria:
Patricia Barreira

Dj Performances:
Indiecator
Menina Limão & O Senhor
Ricardo Gross
Tony Montana
You can Call me John



///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 3 e 4 de Outubro de 2009 :: 18h/2h
na
CrewHassan - Cooperativa Cultural
Rua das Portas de St Antao 159 :: 1150-267 Lisboa

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


[back to main page]

***************
COLLEC.tiff © All rights reserved
click for contact collec.tiff